terça-feira, 15 de março de 2011

O mundo em transformação.

Posso começar esse texto dizendo uma tolice, mas acredito que estamos diante de um processo irreversível de mudanças radicais no mundo todo.
Não tenho religião... infelizmente (o que torna tudo muito mais difícil pra mim), mas não há como negar que algo não anda bem. Tragédias sempre aconteceram, é fato, mas em escalas e frequências menores.
Vemos imagens de cidades inteiras devastadas pelas águas. Você consegue fazer um exercício mental? Imagine as pessoas que viviam nessas cidades, se estávam em casa ou não, sentados a mesa para uma refeição, assistindo a um filme na TV.
Sempre saio de carro a noite e fico olhando as casas pelas portas abertas. Fico imaginando a rotina doméstica daquela família, o que estaríam fazendo, o que estaríam sentindo, se estão ou não felizes.
Nesse caso do Japão, do Rio de Janeiro, fico imaginando quantos sonhos não foram abortados abruptamente. Sempre tentamos postergar uma reflexão séria sobre o assunto morte, é nossa maneira de esticar a vida. Mas e quando nos vemos diante dela de maneira tão cruel? Quando as águas invadem sua casa, sua vida, seus sonhos, muitas vezes arrancando de seus braços um filho de quatro meses? Já pensou o que é não saber nunca mais o que foi feito de um filho arrancado de seus braços pela força das águas? Não sabe, não pensa sobre isso!
Enquanto a desgraça estraçalha a vida de pessoas do outro lado do mundo, nos resignamos murmurando um Deus me livre ou pobres coitados, que no fundo se traduz em Graças a Deus não foi aqui, não foi com os meus.
Eu não sou diferente de todo mundo, mudo de canal para não ver os desabrigados, a água arrastando casas, levando vidas. Mas sou tomada por um sentimento mórbido de tristeza, como que em respeito e luto por essas milhares de pessoas que nunca saberei quem são, sequer seus nomes.
É impossível ser feliz diante dessa tragédia.
E mais.. não acredito que essas transformações estejam acontecendo somente no mundo exterior. Acredito que é o momento também para grandes transformações pessoais. A tão propagada reforma íntima.
Nada na vida acontece por acaso. Estamos vivendo um momento onde ditadores de décadas caem, onde o mundo árabe está em colapso, o terceiro país mais rico do mundo não consegue comprar água para beber.
É ou não um momento especial?
Nada de profecias cataclísmicas, mas acho que "esperam" alguma coisa a mais de nós agora.
Estou enganada?

Um comentário:

Fala aí vai!?