Nem o Senhor Jesus aguentaria ser um professor nos dias de hoje.....
O Sermão da montanha (*versão para educadores*)
O Sermão da montanha (*versão para educadores*)
Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, começou a ensiná-los ditando:
“Em verdade vos digo, bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles… “
Neste momento Pedro interrompeu:
- Temos que decorar?
André disse:
- Temos que copiar para o papiro?
Tiago perguntou:
- Vai cair na prova?
Filipe indagou:
- Não trouxe o papiro-xerox?
Bartolomeu quis saber:
- Tem que pesquisar?
João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?
Judas exclamou:
- Para que é que serve isto tudo?
Tomé inquietou-se:
- Tem que fazer uma redação?
Tadeu reclamou:
- Posso sair? Tá tendo tiroteio na comunidade…
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Nesse momento chegou um fariseu, natural de Pedagolândia, que nunca tinha estado diante de uma turma nem ensinado nada e nem dado uma aula na vida, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
“- Onde está teu plano de ensino?
- Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didática mediatizada?
- E a avaliação diagnóstica?
- E a avaliação institucional?
- Quais são as tuas expectativas de sucesso?
- Tendes para a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão?
- Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios?
- Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem?
- E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais?
- Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de ações transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes?
- Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?
- Foi discutido com os alunos e a comunidade o conteúdo a ser ensinado?
- É um enfoque construtivista? ”
Caifás, natural de Metrolândia, o pior de todos, disse a Jesus:
“- Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro bimestres e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei de Estadolândia não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E olha lá, não reprove ninguém! Lembra-te que podes ser requalificado funcionalmente e poderás ficar arrumando papiros na biblioteca ou na secretaria até o fim dos tempos!”
… E Jesus pediu pra sair aos trinta e três anos.
“Em verdade vos digo, bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles… “
Neste momento Pedro interrompeu:
- Temos que decorar?
André disse:
- Temos que copiar para o papiro?
Tiago perguntou:
- Vai cair na prova?
Filipe indagou:
- Não trouxe o papiro-xerox?
Bartolomeu quis saber:
- Tem que pesquisar?
João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?
Judas exclamou:
- Para que é que serve isto tudo?
Tomé inquietou-se:
- Tem que fazer uma redação?
Tadeu reclamou:
- Posso sair? Tá tendo tiroteio na comunidade…
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Nesse momento chegou um fariseu, natural de Pedagolândia, que nunca tinha estado diante de uma turma nem ensinado nada e nem dado uma aula na vida, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
“- Onde está teu plano de ensino?
- Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didática mediatizada?
- E a avaliação diagnóstica?
- E a avaliação institucional?
- Quais são as tuas expectativas de sucesso?
- Tendes para a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão?
- Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios?
- Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem?
- E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais?
- Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de ações transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes?
- Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?
- Foi discutido com os alunos e a comunidade o conteúdo a ser ensinado?
- É um enfoque construtivista? ”
Caifás, natural de Metrolândia, o pior de todos, disse a Jesus:
“- Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro bimestres e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei de Estadolândia não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E olha lá, não reprove ninguém! Lembra-te que podes ser requalificado funcionalmente e poderás ficar arrumando papiros na biblioteca ou na secretaria até o fim dos tempos!”
… E Jesus pediu pra sair aos trinta e três anos.
Pois é, e ainda esperam que uma sociedade educada mudará os rumos do nosso mundo!!!
ResponderExcluirTenho saudade da simplicidade da educação formal que recebi na minha infância e juventude.