sábado, 5 de fevereiro de 2011

Parábola de Jesus professor.


Nem o Senhor Jesus aguentaria ser um professor nos dias de hoje.....

O Sermão da montanha (*versão para educadores*)

Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, começou a ensiná-los ditando:

“Em verdade vos digo, bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles… “

Neste momento Pedro interrompeu:

- Temos que decorar?

André disse:

- Temos que copiar para o papiro?

Tiago perguntou:

- Vai cair na prova?

Filipe indagou:

- Não trouxe o papiro-xerox?

Bartolomeu quis saber:

- Tem que pesquisar?

João levantou a mão:

- Posso ir ao banheiro?

Judas exclamou:

- Para que é que serve isto tudo?

Tomé inquietou-se:

- Tem que fazer uma redação?

Tadeu reclamou:

- Posso sair? Tá tendo tiroteio na comunidade…

Mateus queixou-se:

- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Nesse momento chegou um fariseu, natural de Pedagolândia, que nunca tinha estado diante de uma turma nem ensinado nada e nem dado uma aula na vida, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
“- Onde está teu plano de ensino?
- Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didática mediatizada?
- E a avaliação diagnóstica?
- E a avaliação institucional?
- Quais são as tuas expectativas de sucesso?
- Tendes para a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão?
- Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios?
- Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem?
- E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais?
- Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de ações transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes?
- Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?

- Foi discutido com os alunos e a comunidade o conteúdo a ser ensinado?

- É um enfoque construtivista? ”

Caifás, natural de Metrolândia, o pior de todos, disse a Jesus:
“- Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro bimestres e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei de Estadolândia não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E olha lá, não reprove ninguém! Lembra-te que podes ser requalificado funcionalmente e poderás ficar arrumando papiros na biblioteca ou na secretaria até o fim dos tempos!”

… E Jesus pediu pra sair aos trinta e três anos.

Um comentário:

  1. Pois é, e ainda esperam que uma sociedade educada mudará os rumos do nosso mundo!!!
    Tenho saudade da simplicidade da educação formal que recebi na minha infância e juventude.

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